Para que você possa usufruir de tal garantia de fábrica e para sua maior segurança é essencial a leitura desse certificado, bem como seguir rigorosamente todas as suas orientações.

Atenção: Para adquirir o pneu com a medida mais adequada ao seu automóvel, consulte antes o manual do proprietário de seu veículo.

Recomendações de uso

Manutenção mecânica periódica

Muitos componentes mecânicos do veículo podem interferir no desempenho dos pneus. Amortecedores , rolamentos, freios e eixos, por exemplo, agem diretamente sobre eles.

Balanceamento das rodas

Rodas desbalanceadas e amassadas, causam desgastes acentuados nos pneus. Deve-se consertar e balancear as rodas:

  • Nas trocas, rodizio ou conserto de pneus;
  • Sempre que surgirem vibrações;
  • A cada 5.000 Km rodados.

Alinhamento de direção

Desvios mecânicos além de desgastar os pneus deixam o veículo bastante instável. Deve-se alinhar o veículo:

  • Sempre que estiver "puxando" para determinado lado;
  • Quando sofrer impactos na suspensão;
  • Quando houver desgaste do pneu de forma cônica e lisa, mas acentuado no ombro externo e interno do pneu;
  • Na troca ou consertos dos pneus;
  • Sempre que o veículo apresentar instabilidade;
  • Na substituição de componentes da suspensão;
  • Direção pesada;
  • A cada 5.000 Km rodados;

Controle de pressão

Quando a pressão de um pneu estiver acima ou abaixo da recomendada, comprometera tanto a estabilidade nas curvas como a aderência nas pistas molhadas e o desgaste prematuro dos pneus. Controle as pressões:
  • Somente com pneus frios;
  • Ao menos uma vez por semana ou antes de viajar;
  • Coloque sempre as tampinhas nas válvulas;
  • Nunca ajuste a pressão esvaziando pneus quentes, isso causará sérios danas na carcaça;
  • Cuidado com calibradores desajustados.

Rodízio de pneus

Para obter uma utilização uniforme dos pneus, faça rodízio a cada 5.000 Km rodados.

Verifique Periodicamente os Pneus, observando:

  • Se apresentam algum dana em sua extensão;
  • Se não existem pedras ou qualquer objeto encravado em seus sulcos;
  • Se há perda de pressão;
  • Se há rodas amassadas.

Atenção e prudência

Ao dirigir, evite:

  • Buracos;
  • Subir ou roçar meio-fio (guia);
  • Arrancada e freadas bruscas;
  • Paradas sobre óleos ou outros derivados de petróleo;
  • Descalibrar os pneus.


IMPORTANTE: Não respeitar todos os cuidados citados acima, comprometerá no desempenho e durabilidade de seu pneu, além de acarretar a perda da garantia de fábrica.

Termo de garantia de fábrica

As fábricas de pneus novos no qual o Atacadão Pneus representa se responsabilizará por todos os produtos de sua fabricação, garantindo-os contra qualquer tipo de defeito procedente de sua produção, que seja constatado durante o seu uso. Exclui-se desta garantia avarias causadas por acidentes e aquelas originadas pelo uso incorreto do produto (VER RECOMENDAÇÕES DE USO).

Os pneus adquiridos no Atacadão Pneus apresentam garantia de fábrica de 03 anos, contados a partir de sua data de compra.

As eventuais reclamações procedentes serão atendidas na proporção do uso apresentado pelo pneu conforme tabela de desgaste abaixo, até o limite mínimo de profundidade dos sulcos de 1,6 mm, de acordo com a Resolução nº 55880 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito ).

Tabela de desgaste

Profundidade do Sulco:

10 mm e acima - 100% do pneu
7,5 mm a 9,9 mm - 75% do pneu
5 mm a 7,4 mm - 50% do pneu
2,5 mm a 4,9 mm - 25% do pneu
1,6 mm a 2,4 mm - 10% do pneu

Especificações não cobertas pela garantia de fábrica

  • Desrespeito ás recomendações supracitadas quanto ao uso do produto;
  • Colocação ou retirada do pneu utilizando ferramentas ou processos inadequados;
  • Uso de medida inadequada no pneu ou aro;
  • Tipo inadequado de pneu;
  • Problemas na suspensão dos veículos;
  • Quebra dos cordonéis da carcaça causada por impactos em buracos ou obstáculos;
  • Perfurações ou cortes causados por pregos, cacos de vidro, etc.;
  • Aro mau conservado, empenado ou inadequado;
  • Falhas na válvula do pneu;
  • Avarias no liner interno ou talões do pneu sem câmara;
  • Problemas nos amortecedores ( desgastes em vários pontos de circunferência do pneu);
  • No caso de pneus que tiveram rodado murchos ou com formas de vazamento;
  • Rodas amassadas e inadequadas;
  • Problemas no sistema de freio;
  • Pneu reformado, recapado, recauchutado, remoldadoou consertado sob qualquer sistema de reforma ou reparo;
  • Pneu cuja inscrição de DOT tenha sido raspada ou corada.

Tecnologia iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtualPlataforma de E-commerce