Para que você possa usufruir de tal garantia de fábrica e para sua maior segurança é essencial a leitura desse certificado, bem como seguir rigorosamente todas as suas orientações.
Atenção: Para adquirir o pneu com a medida mais adequada ao seu automóvel, consulte antes o manual do proprietário de seu veículo.
Recomendações de uso
Manutenção mecânica periódica
Muitos componentes mecânicos do veículo podem interferir no desempenho dos pneus. Amortecedores , rolamentos, freios e eixos, por exemplo, agem diretamente sobre eles.
Balanceamento das rodas
Rodas desbalanceadas e amassadas, causam desgastes acentuados nos pneus. Deve-se consertar e balancear as rodas:
- Nas trocas, rodizio ou conserto de pneus;
- Sempre que surgirem vibrações;
- A cada 5.000 Km rodados.
Alinhamento de direção
Desvios mecânicos além de desgastar os pneus deixam o veículo bastante instável. Deve-se alinhar o veículo:
- Sempre que estiver "puxando" para determinado lado;
- Quando sofrer impactos na suspensão;
- Quando houver desgaste do pneu de forma cônica e lisa, mas acentuado no ombro externo e interno do pneu;
- Na troca ou consertos dos pneus;
- Sempre que o veículo apresentar instabilidade;
- Na substituição de componentes da suspensão;
- Direção pesada;
- A cada 5.000 Km rodados;
Controle de pressão
Quando a pressão de um pneu estiver acima ou abaixo da recomendada, comprometera tanto a estabilidade nas curvas como a aderência nas pistas molhadas e o desgaste prematuro dos pneus. Controle as pressões:- Somente com pneus frios;
- Ao menos uma vez por semana ou antes de viajar;
- Coloque sempre as tampinhas nas válvulas;
- Nunca ajuste a pressão esvaziando pneus quentes, isso causará sérios danas na carcaça;
- Cuidado com calibradores desajustados.
Rodízio de pneus
Para obter uma utilização uniforme dos pneus, faça rodízio a cada 5.000 Km rodados.
Verifique Periodicamente os Pneus, observando:
- Se apresentam algum dana em sua extensão;
- Se não existem pedras ou qualquer objeto encravado em seus sulcos;
- Se há perda de pressão;
- Se há rodas amassadas.
Atenção e prudência
Ao dirigir, evite:
- Buracos;
- Subir ou roçar meio-fio (guia);
- Arrancada e freadas bruscas;
- Paradas sobre óleos ou outros derivados de petróleo;
- Descalibrar os pneus.
IMPORTANTE: Não respeitar todos os cuidados citados acima, comprometerá no desempenho e durabilidade de seu pneu, além de acarretar a perda da garantia de fábrica.
Termo de garantia de fábrica
As fábricas de pneus novos no qual o Atacadão Pneus representa se responsabilizará por todos os produtos de sua fabricação, garantindo-os contra qualquer tipo de defeito procedente de sua produção, que seja constatado durante o seu uso. Exclui-se desta garantia avarias causadas por acidentes e aquelas originadas pelo uso incorreto do produto (VER RECOMENDAÇÕES DE USO).
Os pneus adquiridos no Atacadão Pneus apresentam garantia de fábrica de 03 anos, contados a partir de sua data de compra.
As eventuais reclamações procedentes serão atendidas na proporção do uso apresentado pelo pneu conforme tabela de desgaste abaixo, até o limite mínimo de profundidade dos sulcos de 1,6 mm, de acordo com a Resolução nº 55880 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito ).
Tabela de desgaste
Profundidade do Sulco:
10 mm e acima - 100% do pneu
7,5 mm a 9,9 mm - 75% do pneu
5 mm a 7,4 mm - 50% do pneu
2,5 mm a 4,9 mm - 25% do pneu
1,6 mm a 2,4 mm - 10% do pneu
Especificações não cobertas pela garantia de fábrica
- Desrespeito ás recomendações supracitadas quanto ao uso do produto;
- Colocação ou retirada do pneu utilizando ferramentas ou processos inadequados;
- Uso de medida inadequada no pneu ou aro;
- Tipo inadequado de pneu;
- Problemas na suspensão dos veículos;
- Quebra dos cordonéis da carcaça causada por impactos em buracos ou obstáculos;
- Perfurações ou cortes causados por pregos, cacos de vidro, etc.;
- Aro mau conservado, empenado ou inadequado;
- Falhas na válvula do pneu;
- Avarias no liner interno ou talões do pneu sem câmara;
- Problemas nos amortecedores ( desgastes em vários pontos de circunferência do pneu);
- No caso de pneus que tiveram rodado murchos ou com formas de vazamento;
- Rodas amassadas e inadequadas;
- Problemas no sistema de freio;
- Pneu reformado, recapado, recauchutado, remoldadoou consertado sob qualquer sistema de reforma ou reparo;
- Pneu cuja inscrição de DOT tenha sido raspada ou corada.